Atividades Educativas



Encontro de Educadores: objetivando envolver os educadores de Alcântara no processo de uso do museu como recurso educativo, esta ação consiste em uma reunião em que são abordados temas sobre o universo museológico e educação, a fim de torná-los multiplicadores nesse processo de sensibilização da comunidade em relação aos museus locais. Este projeto é realizado semestralmente no MCHA e teve início em 2011. Ressalta-se que os encontros também podem ser realizados nas instituições de ensino e direcionados para grupos específicos de educadores, desde que solicitado previamente.


Museu Anfitrião: consiste na recepção de grupos escolares no museu, cuja visitação pode ser direcionada para um objetivo específico estabelecido pelo professor ou instituição de ensino. As visitas podem ocorrer de 2ª a 6ª feira e o agendamento é realizado pelo telefone: 3337-1515.


Cine Temático: com o objetivo de promover debates em torno de temáticas sociais e culturais de importância para o município de Alcântara, este se baseia na exposição de vídeos de longa ou curta duração que contextualize com o tema a ser discutido. Esta proposta, criada em 2011, ocorre bimestralmente no MCHA e tanto pode ser direcionada para um público específico como pode ser voltada para a comunidade em geral.



Leitura de objetos: Este consiste em uma proposta de reflexão e percepção crítica sobre objetos do acervo do museu. Idealizado pela historiadora Circe Maria Bittencourt, a atividade foi readaptada pela equipe do MCHA, a partir da incorporação de imagens atreladas aos objetos do acervo, debate, além de produção textual e artística. Assim, a atividade é dividida em quatro momentos: observação, análise, explanação e produção. A primeira experiência ocorreu no ano de 2011, mas destaca-se que não há uma regularidade de realização do projeto, visto que depende do interesse e agendamento dos professores. Pode ocorrer em qualquer período do ano.



 
Era Assim...assim é...como será? Outro projeto voltado para estimular a curiosidade e o aprendizado sobre o acervo do museu, na medida em que um ou mais objeto é utilizado para reflexão da sua função no passado, presente e futuro, através da contextualização com os hábitos da sociedade, bem como a evolução e mudanças no decorrer do tempo. A exposição dos objetos, imagens fotográficas e um espaço para produção textual ou artística possibilita a reflexão nos três espaços temporais. Este é realizado mediante solicitação/agendamento e foi lançado no evento Primavera nos Museus no ano de 2011.


Criança: uma vida, uma inocência, um futuro: trata-se de um evento de sensibilização da comunidade de Alcântara para problemas sociais que atingem crianças e adolescentes, através de um trabalho conjunto com o Conselho Tutelar da Criança e Adolescente do Município. O projeto teve início no ano de 2010 e reúne mostra, palestras, rodas de conversa, sala de leitura e exibição de vídeos, entre outras ações educativas. É realizado anualmente.

Baú de Conhecimento: esta proposta educativa consiste na difusão do conhecimento sobre o Museu Casa Histórica de Alcântara e o patrimônio cultural da cidade de forma lúdica. Podendo ser realizado em espaços internos ou externos ao museu, reúne teatro de fantoches e vários jogos educativos com foco no acervo do MCHA e no patrimônio histórico, cultural e natural do município. É direcionado para o público infantil e não há regularidade de realização. O lançamento do projeto ocorrerá neste ano de 2012.

Museu e Consciência ambiental: sendo também proposto o lançamento deste projeto para o ano de 2012, será uma mostra educativa e itinerante que percorrerá as instituições de ensino de Alcântara tendo como foco um tema específico envolvendo o meio ambiente. Além de informações históricas e atuais, serão exibidos vídeos e realizadas dinâmicas e jogos sobre a temática em questão. A proposta é de que ocorra anualmente.