sexta-feira, 17 de outubro de 2014

ENCONTRO REGIONAL DO PNEM NO MARANHÃO ESTIMULA A DISCUSSÃO SOBRE EDUCAÇÃO NOS MUSEUS NO ESTADO


O Encontro Regional do Programa Nacional de Educação Museal/PNEM no Maranhão contou com uma ampla participação de profissionais ligados aos museus, educação e cultura, tais como instituições museológicas municipais, estaduais e federais, universidades, secretarias de educação, associações culturais e pontos de memória. O encontro ocorreu nos dias 14 e 15 de outubro na Fundação da Memória Republicana Brasileira e possibilitou que o estado se integrasse na discussão do Programa Nacional de Educação nos Museus criada pelo IBRAM. Durante os dois dias os participantes discutiram o documento preliminar base do programa, por meio de grupos de trabalho, propondo algumas sugestões baseadas na realidade das instituições museológicas maranhenses. No encerramento ficou definido um novo encontro na primeira quinzena de novembro para dar início à formação da rede de educadores de museus do Maranhão. Ambas as propostas são abertas ao público interessado na área de educação nos museus.








quarta-feira, 8 de outubro de 2014

PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO MUSEAL-PNEM-ENCONTRO REGIONAL - MARANHÃO

http://svr-net18.unilasalle.edu.br/?p=683


Instituições museológicas, culturais e ligadas à educação no Maranhão estarão reunidas nos dias 14 e 15 de outubro com o objetivo de discutir o documento preliminar do Programa Nacional de Educação Museal (PNEM). Trata-se de uma proposta lançada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) com a finalidade de subsidiar a atuação profissional dos educadores, fortalecer o campo profissional e garantir condições mínimas para a realização das práticas educacionais nos museus e processos museais.
Ao longo de duas tardes será discutido o documento preliminar, no qual os participantes poderão apresentar sugestões de alterações ou acréscimos. Este documento está dividido em dez eixos temáticos que nortearão as discussões: (1) Perspectivas conceituais, (2) Gestão, (3) Profissionais de Educação Museal, (4) Formação, capacitação e qualificação, (5) Redes e parcerias, (6) Estudos e pesquisas, (7) Acessibilidade, (8) Sustentabilidade, (9) Museus e Comunidade, (10) Museus e Comunicação.
O Encontro do PNEM Maranhão contará com a coordenadora do GT Redes e Parcerias, que também é educadora no Museu Chácara do Céu (RJ), Fernanda Castro.
PNEM MARANHÃO
Data: 14 e 15 de outubro
Horário: das 14h às 18:00h
Local: Fundação da Memória Republicana/Convento das Mercês
Maiores Informações:
(98) 9140-5810 Liz (liz.dias@museus.gov.br)
(98) 8825-1210 Lenir (lpsoliveira@yahoo.com.br)
(98) 9984-3401 Carlos (carlos.alc08@gmail.com)
SOLICITAMOS A CONFIRMAÇÃO DA PRESENÇA!!!