segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

HISTORIADOR DEIXA MUSEU...


A partir de março o Museu Casa Histórica de Alcântara estará sem o historiador Daniel Caires que coordenava o setor de pesquisa da instituição. O servidor integrará a equipe do museu Lasar Segal em São Paulo, a qual é a sua cidade de origem. Ao longo do período de atuação no museu destaca-se o trabalho de pesquisa documental desenvolvido em torno do acervo e das famílias que residiram no casarão que hoje abriga o museu, além de aspectos históricos de Alcântara e do estado do Maranhão. O historiador também implementou o projeto vitrine temática que está na 9ª edição e apresentou a proposta educativa “Leitura de objetos” idealizada pela historiadora Circe Bittencourt e adaptada pela equipe técnica do MCHA. É mais um grande profissional que muda de casa, mas deixa muitas contribuições. Lembra-se que no final de 2012 o MCHA perdeu o museólogo Hélder de Mello que passou a atuar na Universidade Federal do Maranhão.

MUSEU CASA HISTÓRICA DE ALCÂNTARA PROMOVE ENCONTROS COM REPRESENTANTES DO PODER PÚBLICO E DA SOCIEDADE CIVIL DE ALCÂNTARA


Na próxima terça-feira, dia 26 de fevereiro, será realizado o 2º encontro com representantes do poder público e da sociedade civil alcantarense para articular as ações do museu com as das instituições, além divulgar o calendário das ações planejadas para o ano de 2013. O 1º encontro foi realizado no dia 21 deste mês sendo dividido em três momentos. Inicialmente a diretora Karina Waleska apresentou o IBRAM e falou sobre a política nacional de museus, contextualizando com a realidade de Alcântara. No segundo momento a educadora Liz Renata Dias apresentou as ações sócio educativas planejadas para o ano de 2013. No encerramento das apresentações foram abertas as discussões sobre as possibilidades de parcerias e a realização de atividades de forma conjunta. Nesse sentido, foi agendado um 2º encontro onde serão destacadas algumas propostas para serem realizadas de forma conjunta e para divulgar entre as instituições as atividades programadas para o ano. Participaram do 1º encontro o vice-prefeito, o secretário municipal de assistência social, representantes das secretarias de educação, cultura, e saúde, representantes de instituições religiosas, diretores de instituições de ensino, representante do Centro de Lançamento de Alcântara e da empresa Camargo Corrêa.