terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Vitrine Temática

O museólogo Helder trabalha na
montagem da Vitrine
Estreou hoje no MCHA a nova edição da Vitrine Temática. Com o título “Um peso, duas medidas”, a exposição reúne objetos, textos e imagens relacionados aos sistemas de medição e suas variações ao longo do tempo. O foco da discussão é o momento da transição para o sistema métrico, que ocorreu no Brasil na década de 1870, e gerou a revolta que ficou conhecida como Quebra-quilos. Para visualizar os textos disponibilizados na exposição, clique acima em “Vitrine Temática”.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Oficina de turismo e museus

Alunos da turma de Gestão e Turismo do IFMA que participou da oficina, acompanhados pela educadora do MCHA e pela professora Karoliny Diniz, docente da instituição, que esteve presente.


A convite do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão/IFMA em Alcântara foi realizada no dia 10 a oficina de turismo e museus voltada para uma turma de gestão e turismo da instituição. A educadora do MCHA, que também é turismóloga, ministrou a oficina destacando a relação entre os museus e a atividade turística, os pontos convergentes e divergentes entre ambos, as novas perspectivas no universo museológico e também enquanto campo de atuação profissional para os turismólogos. Os alunos pretendem estender a atividade com uma visita direcionada ao Museu Casa Histórica de Alcântara sob um olhar turístico.

Também foi realizado pelo MCHA o primeiro Cine Temático do ano com o tema “Hipertensão e Diabetes” no dia 8 de fevereiro. Conduzido pelo farmacêutico Flávio Maximino, que atua no hospital da cidade, foi selecionado um vídeo educativo sobre o tema para abrir o bate papo. A atividade, agendada para ser repetida com um grupo de idosos no dia seguinte, foi transferida para março.