sexta-feira, 29 de junho de 2012

Documentos históricos voltam para para casa, sob guarda do MCHA


Ocorreu ontem no Museu Casa Histórica de Alcântara a cerimônia de devolução de três códices oriundos do Senado da Câmara da então Vila de Alcântara, datados do período de 1788 a 1861.
Os livros retornam para casa depois de uma longa jornada: por razões desconhecidas, foram levados para Viana – MA, onde foram encontrados pelo escritor maranhense Antônio Lopes, na década de 1930, que os recolheu e doou para o Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM). Ficaram em poder deste órgão por mais de 70 anos, até que em 2010 foram localizados por técnico do IBRAM em meio a outros documentos armazenados na sede do IHGM em São Luís. A partir daí, iniciou-se uma negociação entre o MCHA e o IHGM que culminou na devolução dos livros mediante a assinatura de um acordo de cessão.
Os três livros, bastante danificados pela ação do tempo,  serão encaminhados para restauração, e posteriormente seu conteúdo será transcrito. É desejo do MCHA não só salvaguardar os livros, mas franquear ao público o acesso ao seu conteúdo, contribuindo com o trabalho de pesquisadores, docentes e estudantes. 

A diretora do MCHA, Karina Walesca, recebe um dos códices das mãos de Telma Bonifácio, presidente do IHGM

Nenhum comentário:

Postar um comentário